O renascimento de um Ramo da Pastoral da Criança é sempre uma grande alegria que enche nossos corações de esperança e nos fazem acreditar que a caridade ainda faz parte do ser humano. Ontem dia 18 de Maio de 2014 participamos de um encontro de sensibilização para ressuscitar o Ramo São Sebastião do município de Tabuleiro Grande - RN convocado pelo Coordenador da Área IX Genildo Gomes. A nossa maior surpresa foram os Líderes da Pastoral da Criança mesmo morto o Ramo elas deram depoimentos, que "Zelava a Pastoral da Criança como cuidava do Bebê da sua barriga; outra falou que mesmo sem mandar as FABs visitava as famílias evangelizando e encaminhando se necessário para as outras Instituições." A alegria que a gente viu em cada rosto das pessoas presentes faz com que a nossa Missão continue seguindo os passos de Jesus lutando pelos mais necessitados. A sensibilização foi feita com a presença de algumas pessoas representantes das comunidades que se comprometeram em arregaçar as mangas e fazer a ressurreição da Pastoral da Criança. O Coordenador de Área Genildo Gomes falou da necessidade de se fazer uma Formação Contínua acompanhada de uma Espiritualidade para reanimar os Líderes, que marcaram o próximo Encontro e na ocasião será realizada a eleição para a escolha da Coordenadora ou Coordenador do Ramo. Destacamos a presença da Coordenadora do Setor Maria de Lourdes dos Santos e da Coordenadora do Ramo de Nossa Senhora da Conceição do município de Portalegre - RN a Srª Maria de Fátima Gomes. encerrando o Encontro com a Consagração a Nossa Senhora rogando a Virgem Maria que dê forças e coragem a todos os Líderes que se dispuseram a fazer parte dessa Grande Família da Pastoral da Criança.
Dia 17 de Maio de 2014 a Coordenação Diocesana da Pastoral da Criança foi a Área X e acompanhado do Coordenador de Área João Batista na parte da manhã visitou o Ramo Nossa Senhora das Graças na Vila São Bernardo em Luís Gomes - RN. O Encontro aconteceu na Sede da Pastoral da Criança em São Bernardo. A Coordenadora Maria do Carmo Ismael falou da ausência de alguns Líderes, como era Sábado estavam fazendo especializações em outras cidades foi feita a avaliação do porquê do atraso das Prestações e FABS e comprometeram em enviar em dia as Prestações e as FABS em seguida o Coordenador de Área falou da necessidade da Capacitação do Guia do Líder que uma das metas da Diocese é não deixar Líder sem Capacitação e foi marcado para 10 Líderes uns já estão desenvolvendo tarefas alguns meses outros iniciaram agora e marcaram para a próxima semana. O Coordenador falou da importância do Articulador enviar a FAC Saúde pois na comunidade tem um Líder capacitado e ela comprometeu-se a enviar a FAC-Saúde a partir deste mês. Depois falamos sobre as assinaturas da moção para Beatificação de Drª Zilda e da viagem encerrando com o agradecimento e pedindo a Nossa Senhora das Graças que ilumine os nossos caminhos para continuarmos com a nossa Missão.
A Tarde às 14:00 horas iniciamos a reunião no Ramo Nossa Senhora do Sagrado Coração do município de Major Sales - RN foi discutido a importância de se trabalhar em equipe e não isolado que a Coordenação do Ramo Rosângela é responsável por todo ramo, revisar e enviar as FABS para a Coordenação Nacional, mas para isso os Coordenadores de Comunidade tem que enviar as FABs com antecedência para a Coordenadora enviar a de todo Ramo e aqui não está acontecendo isso, precisamos priorizar as atividades e delegar funções para funcionar com eficácia; outra atribuição do Coordenador é prover os líderes com todos os materiais necessários à visita familiar, ao dia da celebração e à Reunião para Reflexão e Avaliação, enviar o recurso financeiro para a comunidade, mas o recurso só chegará a comunidade se as FABs forem enviadas e isso depende dos coordenadores de comunidades. Prestar contas mensalmente dos recursos recebidos. Incentivar e organizar a capacitação de Líderes e oficina de formação contínua integrada, mas para isso tem que pedir material a Diocese com Antecedência. Implantar e ampliar a Pastoral da Criança nas comunidades. Fazer um levantamento das comunidades e priorizar as mais pobres para iniciar os contatos . Procurar pessoas que sejam conhecidas na comunidade para ajudar na busca por lideranças (pároco, catequistas, professores, etc), visitar às famílias ou utilizar os meios de comunicação locais para divulgar as ações da Pastoral da Criança e assim cada coordenação tem suas atribuições cabe a nós saber até onde eu vou e quando posso parar. Mas se trabalharmos em equipe as coisa funcionam com mais rapidez e com mais integração. Vai ser realizado uma Capacitação para 7 pessoas no próximo final de semana. O Coordenador João Batista agradeceu a presença de todos e falou da importância de nós Líderes sermos Missionários e pediu a Nossa Senhora para que abra os corações e as mentes das pessoas para atender o chamado de Jesus dizendo o seu SIM para Pastoral da Criança.
Ótimo post!!!
ResponderExcluirTenha fé em Nosso Senhor que o impossível será mera questão de tempo para acontecer.
Venha nos visitar:
http://botefeamor.blogspot.com.br/
Abraços Fraternos