Pages

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

“Lavar as Mãos”: Gesto simples que pode salvar vidas

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Lavar as Mãos! A data, lançada em 2008, destaca o hábito de higiene das mãos em diversos países, e tem o apoio de governos, instituições internacionais, organizações e empresas privadas. No Brasil, a Pastoral da Criança, em parceria com a marca de sabonete antibacteriano Lifebuoy, da Unilever, promove este Dia Mundial nas comunidades onde atua.
Vamos aproveitar esta oportunidade para trazer mais informações sobre o ato de lavar as mãos. Elas podem ser apresentadas nas reuniões de celebração da vida, nas visitas domiciliares e em outros momentos. Saber mais sobre a higiene das mãos contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O Jornal da Pastoral da Criança do mês de Outubro como sempre veio cheio de informações que será de grande utilidade para o trabalho dos LÍDERES nas Comunidades, e na sessão Aprendendo Mais traz a matéria da campanha “Lavar as Mãos” que será transportado para o Blogger da Pastoral da Criança.
O ato de lavar as mãos é fundamental para manter a higiene e a saúde de crianças e adultos. Com isso, é possível evitar doenças como gripes, resfriados, diarreias e até mesmo conjuntivites. A Pastoral da Criança, em parceria com a marca de sabonetes Lifebuoy, promove, pela segunda vez no Brasil, o Dia Mundial de Lavar as Mãos, no dia 15 de outubro de 2011. Comemorado em todo o mundo desde 2008, o evento envolve governos, instituições internacionais, organizações não-governamentais e empresas privadas. Em 2010, o Dia Mundial de Lavar as Mãos chegou a 85 países e, no Brasil, atingiu milhões de pessoas. O apoio dos líderes comunitários da Pastoral da Criança contribuiu para disseminar essa informação junto às famílias de 40 mil comunidades acompanhadas.

Como levar o costume para dentro de casa

De acordo com especialistas, o ato de lavar as mãos com água e sabão deve ocorrer em pelo menos dois momentos-chave: logo após utilizar o banheiro e antes das refeições. E o principal meio para fazer com que esse hábito seja cultivado dentro das famílias é orientar as crianças e mostrar o porquê de lavar as mãos. De acordo com estudos do Unicef, as crianças atuam como agentes de transformação dentro de suas próprias famílias. “Sugira à família que aproveite, por
exemplo, quando lavar as mãos, a oportunidade para falar sobre a água, a temperatura dela, a sensação da água na pele da criança e que lavar as mãos evita doenças”, diz o UNICEF.
Um método que pode ser utilizado é conversar com as crianças sobre o assunto. Evite utilizar o medo de doenças. O valor de lavar as mãos deve ser passado a partir de exemplos positivos, como o valor da higiene para a saúde, mostrando como as mãos ficam cheirosas, limpas após serem lavadas. Após a explicação, converse com as crianças e estimule a que façam atividades sobre o tema da lavagem das mãos.Pode ser com histórias, desenhos, brincar de faz de conta ou qualquer outra atividade que as crianças queiram criar.
Colaboração: Pedro Michepud • Unilever

Sugestão de atividade para o Dia Mundial de Lavar as Mãos 2011

• No Dia da Celebração da Vida converse com as crianças sobre a necessidade de lavar as mãos com água e sabão, principalmente antes de comer e depois de ir ao banheiro (você pode utilizar informações dos jornais da Pastoral da Criança de Outubro de 2010 e janeiro, março e julho de 2011).
• O líder ou outro adulto pode ajudar a traçar o contorno da mão da criança numa folha de papel.
• Convide a criança para fazer um desenho sobre lavar as mãos com água e sabão, na folha
com o contorno da mão, como nos exemplos abaixo.
• As crianças podem utilizar cores diferentes e podem desenhar em qualquer tipo de papel.
• Com os desenhos prontos, pedir para as crianças contarem umas para as outras o que desenharam.
• Fazer com que todas as crianças lavem as mãos antes do lanche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário