Pages

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DIOCESE DE MOSSORO-RN CAPACITA LÍDERES EM BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS,


A Pastoral da Criança criou o Projeto Brinquedos e Brincadeiras, que se transformou,  na “Ação Brinquedos e Brincadeiras”. Esta ação tem como objetivo aumentar o interesse pelo brincar e pelas atividades de lazer nas comunidades apoiando as famílias na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento de suas crianças.
Nos dias 24, 25 e 26 de Novembro de 2011 a Multiplicadora do Estadual Maria Graciete capacitou  Líderes em Brinquedos e Brincadeiras no Centro de Treinamento Libânea Lopes Pessoa na Diocese de Mossoró-RN, para que sejam Capacitadores e juntos com os Coordenadores de Ramos e Líderes das comunidades no ano de 2012  possam:
• promover a defesa do direito da criança de brincar;
• incentivar o brincar que dá oportunidade à criança de escolher livremente o como e com quem quer brincar;
• criar oportunidades para o resgate de brinquedos e brincadeiras característicos das diferentes regiões do país;
• estimular a transmissão de valores e cultura da comunidade pela interação das gerações mais velhas com as mais novas;
• defender a criação de espaços nas comunidades para que as crianças brinquem juntas e ao ar livre em praças, parques, calçadas.
        A Pastoral da Criança incentiva a brincadeira e orienta aos Coordenadores e Líderes a fazerem parcerias com outros órgãos para juntos desenvolverem trabalhos que tem como característica a livre escolha da criança. Porque entende que é por meio de escolhas que a criança pode ir aprendendo a exercitar sua autonomia, ou seja, aprender a fazer as coisas por conta própria, julgar o que gosta ou não gosta de fazer. A brincadeira, sendo o momento em que quem comanda a atividade é a criança e não o adulto, é uma oportunidade para a criança tomar decisões importantes. Houve momentos da participação de oficinas para a confecção de Brinquedos e quando a criança passa a confeccionr seus próprios brinquedos ela dar mais valor e começa também aí o respeito pela natureza com o aproveitamento dos materiais recicláveis
 

Um comentário: